segunda-feira, 18 de maio de 2009

Atividade Ensino-aprendizagem

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II

UNIDADE 2

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR II



O processo do ensino se dá baseado somente no repasse de conhecimentos, o tradicional, ou num intercâmbio entre quem ensina e quem aprende. Nesse caso, sempre se aprende esse ensina o tempo ao mesmo tempo. É preciso encantar, envolver o aluno cruzando o conteúdo com os seus interesses pessoais, perguntando o tempo todo, questionando o que se está sendo ensinado. Dessa forma ocorre efetivamente o aprendizado para um aluno especial, moderno, visual, inserido no mundo da informática. É preciso também procurar adequar os recursos didáticos aos tipos de alunos: visual, auditivo e sinestésico.
O professor não pode perder sua posição de mestre, de mentor, de guia. Deve ser o mediador, aquele que conduzirá o debate, a troca de ideias, a pesquisa. Assim como um apresentador de programa de TV, o professor precisa animar, manter o público atento e conquistar outros espectadores usando muito bem os recursos audiovisuais.
Aplicamos em sala de aula uma oficina sobre Gêneros textuais e tipos textuais. Os alunos mostraram-se interessados, pois puderam escolher o material que lhes interessavam. Puderam perceber o conceito de texto e ter contato com muitos tipos textuais. Perceberam que cada texto tem sua linguagem e características próprias. Alguns conseguiram fazer algumas inferências nos textos.


Leda do Nascimento Rosa Roberti
15-05-09

Um comentário: